Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
10 Curiosidades sobre o Iron Maiden
27/08/2018 20:01 em Rock

1- Tudo começou em 1971, quando um garoto inglês, chamado Steve Harris , comprou uma Copy Fender Telecaster, por 40 libras e decidiu trocar o futebol por um de seus maiores sonhos, o de ser um astro do rock. Com sua guitarra em mãos, começou a estudar por conta própria e a compor suas primeiras canções, e em 72 Harris trocou a guitarra pelo contra-baixo.

2- Existiu uma banda chamada Iron Maiden antes do Iron Maiden. Surgida em Essex, na Inglaterra, a banda durou apenas oito anos de 64 a 72.

3- O nome da banda, Iron Maiden, foi inspirado em um instrumento de tortura medieval que aparece no filme "O Homem da Máscara de Ferro". Esse também era o apelido da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, que aparece nas capas dos compactos "Women in Uniform" e "Sanctuary".

4- Em 1992 a banda Iron Maiden foi proibida de tocar no Chile. A Igreja Católica pediu ao governo providências contra a apresentação da banda e foi atendida.

5- O termo NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) foi criado pelo jornalista Geoff Barton numa matéria sobre o Iron Maiden escrita para a revista 'Sounds' em 1979. Mais tarde Geoff fundaria a Kerrang!, revista considerada hoje uma verdadeira bíblia do Heavy Metal.

6- Steve Harris antes de fundar o Iron Maiden havia tocado em bandas como: Influence, Gipsy Kiss e em 1975 foi para o SMILER ficando seis meses; cansado da inconstância musical Steve saía para montar a banda que seria a mais famosa de todos os tempos, a Donzela de Ferro, ou Iron Maiden, cujo nome veio da inspiração do filme O Homem da Máscara de Ferro.

7- Um fã da banda entrou em coma após cair e bater a cabeça no chão durante uma apresentação em 1989. Seis meses depois despertou enquanto ouvia um tape-deck, justamente uma fita do Iron Maiden!

8- Quando "The Number Of The Beast" atingiu o topo da parada britânica, os integrantes do Iron Maiden declararam à imprensa que diversas coisas estranhas aconteceram durante as gravações, tais como amplificadores que se recusavam a funcionar sem razão aparente e fitas que se apagavam ou onde surgiam vozes esquisitas. Porém, talvez a melhor das histórias tenha sido a que logo após a gravação da faixa título o produtor do álbum, o lendário Martin Birch, sofrera um pequeno acidente de carro, cujo conserto teria custado exatas 666 libras esterlinas.

9- Sentindo que precisavam divulgar seu trabalho, os então integrantes do Iron Maiden (Steve Harris, Dave Murray, Doug Sampson e Paul Di'Anno) juntaram 200 libras e se dirigiram ao Spacewood Studios em Cambridge, na antevéspera do ano novo de 1979, onde gravaram quatro músicas: "Prowler", "Invasion", "Strange World" e "Iron Maiden". Porém, o dinheiro era insuficiente para pagar a fita master, e a única coisa que conseguiram foram cópias só fitas cassete sem edição e sem mixagem.

10- Entretanto, uma destas cópias foi parar na mão de Neal Kay, proprietário do Bandwagen Soundhouse, pub do Kingsburry Circle, na parte noroeste de Londres. Quando este resolveu tocar a fita numa noite, o público veio abaixo, e logo o Iron foi convidado para se apresentar ao vivo no local, que até então não aceitava bandas desconhecidas!

 

FONTE: WHIPLASH

COMENTÁRIOS